terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mensagens de casamento



Mensagens de um Juiz de Casamento





J. Apolônio


Paraty - RJ - 2009








1.ª) A Felicidade





Todos almejam encontrar a felicidade. Procuram-na por todos os cantos.


Ela se encontra em nós mesmos, em cada um de nós. Achá-la é importante. Aqueles que a encontram são felizes. Faço votos que o casal encontre a felicidade e seja feliz.





2.ª) O Amor e a Paixão





São sentimentos incandescentes, ardem com imensa força. Mas também são sentimentos que com o passar dos dias, com os atritos comuns na vida do casal, podem ter seus desgastes, esfriando-se, até extinguindo-se.


Para que o Amor e a Paixão sejam duradouros, é preciso que o casal tenha sentimentos de Amizade e Companheirismo, pois estes sentimentos criam raízes firmes, fortalecendo o Amor e a Paixão, através de uma Amizade Sincera e de um Companheirismo Leal.





3.ª) A Educação Familiar





Com o enlace matrimonial do casal, provavelmente virão os filhos. E aí começa a grande responsabilidade dos pais: educar desde o berço, traçando uma linha reta para a formação do caráter dos filhos, com qualidades como dignidade, integridade, honradez e respeito, dentre outras.


Com a formação do caráter dos filhos atráves da educação, quem sabe, após algumas gerações, poderemos ter uma sociedade mais justa, conscienciosa, digna, honrada e solidária.


Para que essa sociedade seja formada por pessoas das mais responsáveis, desde simples profissionais até o mais elevado grau de um chefe de estado.


Acredito, sinceramente, que só teremos uma sociedade melhor se tivermos uma correta Educação Familiar.





4.ª) RUSGAS - pequenos desentendimentos, pequenas brigas do casal





Com o casal, no dia a dia, podem ocorrer rusgas. Caso não haja um diálogo entre marido e mulher, para a solução do mal entendido, essas brigas podem acarretar problemas maiores, até a separação do casal.


Os filhos ao verem os seus pais brigarem, passam a ter uma grande decepção com eles, pois para os filhos seus pais são os seus heróis, seus protetores, àqueles a quem podem procurar amparo e tranqüilidade a seus medos. Quando os filhos têm pesadelos, ou mesmo sustos durante à noite, eles procuram logo a cama dos pais para se protegerem.


Os pais devem evitar suas brigas diante dos filhos, encontrando um momento para conversar a sós. Eles devem investir-se de humildade, compreensão, inclusive saber perdoar, para a boa harmonia da família.





5.ª) Harmonia Familiar

A vida de um casal não é apenas um mar de rosas. Tem o seu momento de espinhos.

Quando acontece de desentendimento do casal é necessário que marido e mulher conversem, dialoguem para resolver o mal entendido. Ambos têm que ter humildade, compreensão, inclusive saber perdoar para a harmonia da família.

Obstáculos surgem a todo momento de nossas vidas; saber superá-los engrandece as pessoas e faz um bem enorme à alma.

Assim, nos momentos difíceis o casal não pode virar o rosto, ignorar os problemas, mas enfrentá-los de frente, acertando as diferenças, para uma boa relação de vida.




6.ª) PROMESSA DE NUBENTES NO CASAMENTO

Eu prometo meu (minha) querido (a) esposo (a).............., estar sempre presente em nossas vidas, nos bons e maus momentos, na alegria e na tristeza e também na educação e formação do caráter dos nossos filhos, para serem bons cidadãos e fazerem deste planeta um mundo melhor.
Eu te amo...................... .

Nenhum comentário:

Postar um comentário